Os 10 Benefícios do Inhame






Existem vários tipos de inhames, entre os quais se destacam: o inhame-branco, o inhame-bravo, o inhame-cigarra, o inhame-da-China (também chamado de inhame-cará) e o inhame-taioba.
O inhame é confundido às vezes com o cará, mas os dois são tubérculos distintos. A única recomendação, é que como a raiz é rica em carboidratos, deve ser consumida com moderação para pessoas em regime de perda de peso.

O inhame possui benefícios para nossa saúde, vejamos os 10 benefícios dele a seguir:

01. PROTEGE O CORAÇÃO

O inhame é uma ótima Fonte de Vitamina C, que diminui a pressão arterial e garante dilatação adequada dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração e prevenindo doenças como aterosclerose, colesterol alto e insuficiência cardíaca congestiva.

02. AJUDA A REGULAR OS NÍVEIS HORMONAIS

O inhame é rico em um fito-hormônio chamado diosgenina, que no corpo é transformado em DHEA (substância responsável pela formação de 50 hormônios no organismo).
A diosgenina também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células e aumenta o nível do colesterol bom do sangue.

03. AUXILIA NA PERDA DE PESO

O inhame controla a fome, pois promove a sensação de saciedade.
Além disso, por não elevar os níveis de açúcar no sangue também pode ser consumido por pessoas com diabetes.

04. REDUZ OS TIPOS DE ALGUNS TIPOS DE CÂNCER

O inhame também ajuda na inibição do câncer,
especialmente do câncer de cólon. A fibra dietética desse tubérculo previne esse tipo de câncer, pois impede que os compostos tóxicos de outros alimentos entrem na mucosa do cólon.
Já a vitamina A presente no alimento fornece proteção contra o câncer de pulmão e na boca.
Porém, são necessárias mais pesquisas científicas para comprovar esse benefício.

05. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Uma das principais características do inhame é ter uma ação desintoxicante e depurativa.
Assim, auxilia na eliminação das toxinas do sangue por meio da excreção dessas substâncias por meio da pele, rins e do intestino. O tubérculo também possui a propriedade de fortalecer o sistema imunológico por ter boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9).

06. MELHORA A MEMÓRIA

A vitamina B3, presente no inhame, estimula a memória e diminui o estresse. Já a vitamina B1, também encontrada no tubérculo, ajuda a manter o cérebro funcionando em ótimo estado.

07. REDUZ A TENSÃO PRÉ MENSTRUAL (TPM)

O inhame é um importante auxiliar na regulação do ciclo menstrual das mulheres.
O alimento também traz benefícios para amenizar a TPM (Tensão Pré-Menstrual),
bem como menopausa, e ainda melhora a fertilidade.

08. AJUDA NA DEPRESSÃO

Os carboidratos do inhame ajudam na liberação da serotonina, hormônio do prazer e sensação de bem-estar. Por isso, algumas dietas para depressão recomendam o consumo regular do alimento.

09. RICO EM POTÁSSIO

O inhame muito rico em potássio, um mineral fundamental para o nosso organismo.
Essa substância é importante para o ganho de massa muscular, além de evitar o surgimento das temidas cãibras, comum em quem pratica exercícios físicos com muita frequência e em grande intensidade. Além disso, o potássio também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e também atua como regulador do metabolismo.

10. TEM PODER ANTI-INFLAMATÓRIO

O inhame ainda tem ação anti-inflamatória e, por isso, deixa o corpo menos suscetível a acumular líquido e toxinas. Isso significa tirar da frente a gordura extra acumulada na cintura.
O poder anti-inflamatório do inhame também vem daí: a progesterona impede que hormônios

favoráveis ao acúmulo de toxinas – e, consequentemente, a inflamação das células e do organismo em geral entrem em ação.

Riscos do consumo em excesso

Consumir o inhame em excesso pode levar ao ganho de peso, devido à sua boa quantidade de carboidratos que aumentam a energia do corpo. Se ela não for gasta, se converte em gorduras, a forma como o corpo armazena a energia não usada.

Contra indicações do inhame

Como não se sabe ao certo como o inhame interfere nos hormônios femininos, alguns especialistas o contraindicam para gestantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita!!